Fábrica dos GRP’s vai diminuir a produção – IIªParte

17 09 2009

No post anterior falei das questões técnicas/modificações da medição das audiências, neste falarei na eventual repercussão que isso possa trazer para o actual modelo de compra e venda de espaço publicitário. Com o efeito de diminuição das audiências nos canais aerial e aumento nos canais cabo, existirá um menor volume de GRP’s (Gross Rating Points) disponíveis para as marcas e anunciantes. A % de ocupação de espaço publicitário encontra-se regulada, não havendo lugar a aumentos, sendo a tendência exactamente o contrário.

Assim, para um anunciante, marca, agência fazerem a divulgação das campanhas (e com pressupostos de não quererem diminuir os níveis de pressão/exposição) terão de optar por: 1) Prolongar as campanhas no tempo de forma a atingirem esses níveis 2) Optar por uma estratégia de completar com canais cabo de forma a conseguirem os mesmos volumes 3) Concentrar maior nº de spots em cada dia de forma a gerar os níveis desejados.

Prevê-se uma alteração significativa no processo, quer em termos de preço por parte das estações de tv, quer no antecipar de prazos e booking atempado por parte das agências/anunciantes, maior agilidade será necessária.

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28 09 2009
PJSMS

Existem outras soluções para manter a comunicação com eficácia elevada …

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