Fábrica dos GRP’s vai diminuir a produção – IªParte

17 09 2009

Atingimos pela primeira vez em Agosto de 2009, uma maior representatividade do universo audicabo, na totalidade de lares medidos pela Marktest Audimetria. Para os mais leigos na matéria aqui fica uma explicação simplificada. Este instituto tem um painel (amostra teórica de 1000 lares) que mede a audimetria em televisão através dos denominados peoplemeters. O que estes aparelhos fazem é registar o comportamento do consumo televisivo, de cada lar/indivíduo onde se encontra instalado. Não nos vamos perder com tecnicidades de como é feito, se a dimensão é suficiente ou não, se se encontra bem distribuída, etc… O que importa referir é que pela primeira vez, chegámos ao número de 526 lares com cabo numa totalidade de 1000 (52,6%).

Isto significa um aumento crescente e natural da penetração da Tv por cabo, embora ainda fique aquém por não conseguir medir algumas realidades (TV digital nomeadamente MEO e Zon digital), por deficiências tecnológicas ou acordos que tenham de ser feitos de incorporação de dados. Todavia e do ponto vista teórico, claro está, este valor deverá conter essa realidade, assim sendo, mais de metade dos lares em Portugal já recepciona TV em casa através de cabo, ou não aerial se quisermos ser mais precisos.

Ao olharmos para o Share de audiências nos últimos anos, verificamos um aumento nas audiências/shares dos canais cabo. Fenómeno normal e que aconteceu por todo o mundo, com a fragmentação e maior oferta, leva a uma diversificação e consumo diferenciado por parte dos indivíduos. (ver gráfico), para não falar da saída e êxodo da audiência para outros meios (internet, out-of-home, cinema, …)

share de audiencias

Bookmark and Share

Anúncios

Acções

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: