ESOMAR – Online Research 2010 – 1st Day

18 10 2010

Numa das apresentações “Negative Publicity” apresentada por Kyle Findlay da TNS, foi dado ênfase aos comentários e posts colocados na Social media, que podem influenciar negativamente as marcas, os exemplos apresentados passaram desde um e-mail trocado entre um restaurante e um cliente (a propósito de uma reserva de mesa), que foi parar aos blogues, e passou as barreiras de conversa entre cliente e fornecedor para se tornar domínio público de discussão. Outro exemplo apresentado e como não poderia deixar de ser a questão de Tiger Woods, relativamente á sua infidelidade, e como isso foi propagado pela media (on-line, off-line) e que marcou negativamente as marcas patrocinadoras (Nike, Accenture, EA Sports, …)

As marcas hoje encontram-se mais expostas, por via da exposição a que estão sujeitas na social media, há que monitorizar, acompanhar.

Novas formas de research apresentam-se, e um novo desafio para as empresas de research, monitorizar a social media (blogues, facebook, twitter, …), daí tentar retirar insights para perceber o consumidor, e dar insights para as marcas.

Algumas das novas formas apresentadas: On-line focus group, Netnography

No final do dia, a sessão foi encerrada com apresentações dedicadas á confidencialidade e ética. As empresas de Research podem e devem estar presentes on-line, no recrutamento, com estudos e metodologias, mas em primeiro lugar, os consumidores devem-no saber (ex: não deverão montar sites falsos com intuito de pesquisa), e as empresas têm de garantir a máxima confidencialidade. Várias comissões, institutos, e entidades assinaram conjunto de princípios a serem seguidos de forma a garantir esse sigilio.

As empresas que recolhem dados com painéis on-line devem seguir algumas práticas, bem como preservar os dados dos respondentes (Encriptação de dados, firewall, user ids, cookies,…) seguir códigos e boas práticas da ESOMAR.

Resumia o dia da seguinte forma

As marcas presentes na social media (comentadas, faladas), a necessidade da indústria de Research seguir essa social media, com novas abordagens de research, novas formas de efectuar estudos, mas garantido o máximo de confidencialidade, sigilo, protecção de dados.

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